Graças a invenção das letras e do alfabeto, a humanidade deu um salto comunicativo nunca antes visto. Foi a partir da criação desses pequenos códigos, idealizados para transmitir ideias e pensamentos que se tornou possível escrever mensagens para pessoas distantes, transmitir conhecimentos de geração para geração, e muitas outras ações que só as palavras conseguem.

Cumprido o seu papel social de ajudar a humanidade a se comunicar melhor, com mais velocidade e praticidade, as letras têm se tornado objeto de estudo de artistas ao redor do mundo. O lettering é a arte da vez, presente nos principais meios artísticos. Pessoas vendem mensagens e palavras escritas com um estilo único de letra, e ganham muito bem para isso.

Nas redes sociais é possível encontrar páginas com milhares de seguidores, dedicadas única e exclusivamente a escrever mensagens com belas letras. É algo trivial para alguns, que para outros têm uma importância artística gigantesca. Esse movimento tem incentivado empresas a desenvolverem canetas próprias para esse público que gosta de expressar a arte por meio das letras.

A internet

Uma das impulsionadoras da arte do lettering, ou arte de desenhar letras em tradução literal, foi a própria internet. Local virtual que, entre outras funções elementares, é também dedicado a transformar tudo em algo além da sua própria criação, a internet também ajudou a transformar as letras em algo além do que meros símbolos de comunicação.

É bem verdade que a tipografia, e os seus diferentes modelos, foi inventada há mais de muitos séculos, e ganharam propulsão junto da prensa móvel. A ideia era diferenciar os textos dos jornais, criando destaque para alguns termos e frases. Porém, as fontes, que nada mais são do que estilos diferentes de desenhos para letras, ganharam destaque com a chegada da internet.

Lettering é design

Atualmente, o planejamento do design de sites e páginas de rede sociais passa primeiro pela escolha da fonte em que as letras serão escritas. Porém, com um mundo repleto de informação, a necessidade de inovação para se destacar se tornou uma imposição. Por isso, muitas empresas e pessoas comuns buscam profissionais especialistas nessa arte em busca de um estilo único de letra.

Seja para compor um convite de casamento ou um cardápio exclusivo, o lettering é uma técnica muito busca no momento de compor qualquer tipo de design ou planejamento de marketing, por exemplo. Uma letra pode ser apenas uma letra, porém, ao ser desenhada por um artista, ela se torna um verdadeiro símbolo cultural que marca gerações.

Coca-Cola e a arte de escrever

Esse foi o caso das letras da Coca-Cola. Todo mundo consegue visualizar, ao escutar a palavra que dá marca ao refrigerante mais famoso do mundo, as linhas escorregadias e suaves da Coca-Cola. Escritas em branco, as letras esticadas dão sensação de que estamos diante de algo saboroso e prestes a mergulhar em nossos corpos.

Toda essa mistura de sentimentos ao ler uma simples palavra, porém, bem escrita e desenhada, é a transmutação do sentimento de beber uma Coca-Cola em letras, um dos inúmeros casos de sucesso do lettering usado com qualidade.

Artigo anteriorLil Peep morreu em 2017, mas os processos ainda estão em alta
Próximo artigoAcessórios para fãs do Taehyung: proteja seu celular com estilo
Golda é um romancista que gosta de explorar o lado sombrio da natureza humana. Ele tem um fascínio pela mente criminosa e geralmente escreve sobre assassinos e assassinos em série em seus livros. Ele é uma pessoa muito criativa e adora criar novas idéias para histórias. Golda também gosta de passar tempo com sua família e adora fazer caminhadas nas montanhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui